top of page

Sabotadores e Mindset: partners in crime.

  • Foto do escritor: Integração Academia-Indústria
    Integração Academia-Indústria
  • 15 de jul. de 2021
  • 4 min de leitura

Como entendê-los pode te ajudar (ou atrapalhar) profissionalmente?


Já se perguntou por que fazemos o que fazemos? Por que agimos de uma forma e não de outra? Por que nos sentimos de tal jeito em determinadas situações? Já parou para observar seu comportamento dentro do seu local de estudos, trabalho ou em casa?

E o mais importante: já parou para pensar em como TUDO isso influencia a forma como você lida com os outros e com as tarefas do dia a dia, como lida com suas frustrações e como os outros enxergam você?

Existem alguns fatores que podem estar te impedindo de ver o melhor lado das coisas, de lidar de forma sensata e de ser uma versão melhor de você mesmo. Você pode não saber, mas nossa mente está minada com sabotadores que impedem nosso desenvolvimento pessoal e profissional. De acordo com Shirzad Chamine, autor do livro “Inteligência Positiva”, nossa mente é regida por duas frentes: o Cérebro Sobrevivente (CS) e o Cérebro QP (Quociente de Inteligência Positiva, CQP).

Como o nome já diz, o CS está enraizado em nossa mente desde a infância, quando não sabíamos como lidar com o universo que estávamos encarando. É o resultado da nossa forma de assimilar e não sofrer com tudo o que, de uma forma ou outra, nos causava sofrimento. Nele, moram padrões automáticos e habituais, cada um com seu tipo de voz, crença e suposições que trabalham contra você: os 10 sabotadores da mente. Eles nos contam mentiras e dão justificativas para agir de tal forma que, no fundo, só fazem mal à nossa mente e ao nosso bem-estar. Mas raramente os percebemos, a não ser que estejamos abertos a vê-los através da auto reflexão.

ree

Figura 1. Os 10 sabotadores da mente (Fonte: Teste de Sabotadores LEC).


O sabotador Insistente é um exemplo presente na vida de muitos perfeccionistas. Ele pode ter surgido com uma criação rigorosa ou como forma de controlar e organizar tudo ao redor como reflexo de um crescimento em um ambiente caótico. Este sabotador é levado como um aspecto positivo no desenvolvimento profissional, onde as atividades serão realizadas em alta qualidade. Mas e quando as atividades não são bem feitas? E os trabalhos em equipe? São estes os momentos em que surgem os conflitos, as frustrações internas e a ansiedade por não cumprir uma boa performance. Além disso, o Insistente pode bloquear a aceitação de novas perspectivas e ideias de outras pessoas.

Identificar os nossos sabotadores não é uma tarefa fácil, podemos refletir sobre nossos padrões comportamentais diários: o que valorizamos ao máximo, o que não suportamos em nós e o que não suportamos nos outros. Para facilitar essa tarefa, podemos utilizar testes disponibilizados gratuitamente, como o Teste de Sabotadores LEC (Legal Ethics Compliance) e o Teste Inteligência Positiva (para medir o QP e avaliar os Sabotadores).


Como lidamos com esses sabotadores?

Ao contrário do CS, que conta mentiras o tempo inteiro para ganhar nossa confiança, o CQP atua do nosso lado, age como nossa amiga de forma positiva! Isso é diferente de ser otimista, pois quando estamos ativos no nosso CQP, temos consciência de que determinada situação pode dar errado sim, mas não nos deixamos abalar ou frustrar por causa disso. Pelo contrário, cada situação adversa é, na verdade, uma dádiva e oportunidade para sermos melhores da próxima vez, para aprendermos algo novo e para que consigamos nos aceitar como seres imperfeitos que somos, mas cheios de boa vontade e perseverança! Afinal, atrás de cada “não” existe um grande “sim”.

Não é fácil desenvolver este lado sábio para avaliar nossos defeitos e nossa situação como uma oportunidade. E não deve ser confundido com uma positividade tóxica, aquela que reprime os aspectos negativos da vida. A Inteligência Positiva, ao invés de reprimir os sabotadores, os estuda em profundidade para que este comportamento não nos seja prejudicial.

E o que isso tem a ver com Mindset?

ree

Figura 2. Mindset fixo e de crescimento.


Segundo a doutora Carol S. Dweck, autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, existem dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Pessoas que se caracterizam pelo mindset fixo acreditam que tudo é imutável, mesmo a inteligência. Se sabem de uma coisa, são boas naquilo, mas se precisam se esforçar para conseguir algo, é porque não devem ser capazes ou inteligentes o suficiente para executar esse “algo”. Estão fechadas a desafios e a aprender coisas novas, ou aperfeiçoar as qualidade que já possuem. Podem muitas vezes serem até esnobes, acreditar demais em si mesmos e repreender quem pensa diferente ou quem sugere algo novo. Afinal, “eu sou inteligente, por que preciso colocar isso à prova? Por que correr o risco de aceitar algo novo e diferente se tem a chance de ser melhor do que o que eu propus? Por que precisaria me esforçar?”


Consegue identificar semelhanças? Será que aqueles sabotadores não estão dominando a mente dessas pessoas? O impacto que isso causa, especialmente na vida profissional, é inimaginável nos dias de hoje. As pessoas precisam mudar, precisam evoluir, se esforçar e aprender coisas novas, as empresas exigem isso, o mundo está exigindo isso. E é disso que é feito o sucesso das pessoas com mindset de crescimento, que acreditam que todos podem crescer, evoluir e aprender coisas novas a fim de chegar mais perto dos seus objetivos.

Atualmente temos uma sociedade muito hiperativa e imediatista, e o mercado de trabalho acaba exigindo um crescimento constante. Nesta batalha constante com os desafios da vida, ter um conhecimento inicial das nossas dificuldades e pontos negativos é um grande começo. A evolução é sempre feita ao encarar os problemas, sofrer e aprender com eles. E o mindset de crescimento é uma ótima ferramenta para auxiliar nesse processo, sem deixar de lado nossa humanidade e nossas limitações.


Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por Integração Academia-Indústria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page